Com o surgimento em 1895, a partir do médico canadense Daniel David Palmer, a quiropraxia é uma técnica que auxilia no tratamento de dores no corpo. Diferente de outros métodos, esta consiste na aplicação de pressão, utilizando as mãos, em regiões específicas – como articulações e costas, por exemplo – para corrigir problemas de postura e lesões. É uma maneira de aliviar dores e melhorar o funcionamento de músculos e ossos, sem o uso de medicamentos. 

De acordo com a Federação Mundial da Quiropraxia (WFC), a área existe também para atuar no diagnóstico e na prevenção de distúrbios mecânicos no sistema humano. Dessa forma, foi em 2005 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a técnica como um viés da medicina alternativa. 

A fisioterapeuta especialista em UTI adulto e neonatal e com formação em quiropraxia, Rhebecca Dumaresq, falou sobre a importância da prática e seus benefícios. “ A Organização Mundial de Saúde classifica a quiropraxia como uma profissão, cuja finalidade é dar o diagnóstico e oferecer tratamento e formas de prevenção para desordens do sistema neuromusculoesquelético […]. Entre os benefícios está o alívio de dores, a correção de disfunções, prevenção de lesões na coluna, melhora a qualidade de vida e também a mobilidade”, disse ela.

Sobretudo, a prática também ajuda no controle do estresse e a melhora do sono, auxilia na capacidade de transmissão dos impulsos nervosos para tecidos e órgãos, além de beneficiar os movimentos da coluna vertebral.

A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN) oferece a quiropraxia através de atendimentos fisioterápicos realizados na Clínica da Advocacia. A técnica é liberada para pessoas de todas as idades, mas o atendimento é personalizado de acordo com a condição física de cada paciente. 

“A técnica é liberada para qualquer idade e gênero, mas existem algumas contraindicações, como casos de osteoporose grave, fraturas recente, tumores na coluna dorsal, hipermobilidade articular, distúrbios hemorrágicos, e síndromes neurológicas da coluna vertebral”, ressaltou Rhebecca.

As consultas na Clínica da Advocacia são destinadas aos advogados(as) regularmente inscritos na OAB/RN e seus dependentes. Os atendimentos com o fisioterapeuta ocorrem nas segundas, quartas e sextas. No entanto, a clínica oferece também psicologia, odontologia e nutrição. O horário de funcionamento geral é de segunda à sexta, das 8h às 17h, e todas as consultas devem ser agendadas através deste link

Clínica da Advocacia
Sede CAARN e OAB/RN – Rua Barão de Serra Branca, S/N, Candelária, Natal – RN.