A Caixa de Assistência aos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN) está promovendo ações em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à promoção do cuidado com a saúde do homem. Para conscientizar sobre a importância da diagnóstico precoce do câncer de próstata, durante todo o mês, os advogados com mais de 45 anos que estiverem adimplentes podem realizar o exame de PSA Total e Livre através do projeto CAARN Saúde.
A ação acontece em Natal, Assú, Apodi, Caicó, Currais Novos, Goianinha, João Câmara, Mossoró, Macau e Pau dos Ferros. Para participar, é preciso acessar o formulário disponível no Instagram da CAARN (clique AQUI para acessar), preencher o questionário e aguardar o contato da equipe da Caixa.
“Durante o Outubro Rosa fizemos uma ação para promover o autocuidado entre as mulheres, com a oferta de exames de mamografia. Agora, em Novembro, queremos destacar a importância do PSA, um exame simples, de sangue, que pode diagnosticar precocemente a doença, aumentando as chances de cura”, afirma Úrsula Bezerra, presidente da CAARN.
Através do PSA, é possível rastrear problemas na próstata, incluindo o câncer de próstata em estágio inicial. Para um resultado eficaz, é recomendado evitar, nas 48 horas antes da coleta, relações sexuais, exercícios que comprimam o períneo e o exame de toque retal.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o tipo de câncer que mais atinge os homens no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que 1.450 novos casos sejam diagnosticados no Rio Grande do Norte em 2025. Entre os fatores de risco estão histórico familiar, ser negro, sedentarismo e ter maus hábitos de saúde.