Foi com um discurso de fortalecimento da advocacia potiguar que o Conselho Seccional da OAB/RN e a nova diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (RN) tomaram posse para o triênio 2022-2024. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (12) no Hotel Holliday Inn em Natal, cujo auditório ficou lotado de advogados e advogadas, autoridades de diversos segmentos e representantes de seccionais do interior e de vários estados brasileiros.

Depois de composto o dispositivo com as autoridades convidadas, a solenidade foi oficialmente aberta pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti. Feita a leitura do compromisso pelos 65 conselheiros e da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte, o  primeiro a discursar foi o presidente empossado da CAARN, Ricardo Lucena.

Em sua fala, ele destacou o início da sua história com a militância na OAB, ainda recém-formado em 2012, como membro da Comissão da Advocacia Iniciante. “Naquela ocasião, conheci Aldo Medeiros, então pré-candidato à presidência e, na oportunidade, militei ao seu lado naquela jornada, onde conheci pessoas que se tornaram grandes amigos que carrego até hoje”, pontuou.

Na época, ele relembrou, lutavam por melhores condições para a jovem advocacia e maior apoio da OAB para o início na profissão que, como bem destacou, não costuma ser fácil. Seguiu se envolvendo nas lutas da classe, participando de comissões e debates, até ser eleito – em 2018 como vice-presidente da CAARN, juntamente com o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.

“Ali se iniciava o nosso trabalho de gestão onde, nos primeiros 15 dias, aprovamos o maior desconto para jovens advogados do Brasil, com 75% na primeira anuidade. Em maio de 2021, no meio da maior pandemia da história, assumi a presidência da CAARN com grandes desafios a enfrentar: integrar as ações da instituição, proporcionar novos espaços, ferramentas e auxílio à advocacia, que estava empobrecendo diante da grande crise econômica  sanitária. Mas com o apoio do presidente Aldo e do presidente da Fida, Felipe Sarmento, conseguimos superar e colocar em prática importantes ações em um curto espaço de tempo”, celebra.

Entre as iniciativas destacadas, Ricardo elencou o Espaço Empreender, o Espaço Kids, o projeto Meu Primeiro Token, a oferta de auxílio à advocacia e a aquisição do imóvel onde foi instalada a nova Casa da Advocacia Hélio Xavier de Vasconcelos, um marco na história da instituição.

Junto com o presidente da CAARN, também tomaram posse oficialmente a vice-presidente Danielle Diniz; o secretário-geral e secretário-geral adjunto, Edson Gutemberg e Fábio Saraiva, respectivamente; a diretora-tesoureira, Valderice Nóbrega; e as suplentes, Aline Guimarães e Hortência Melo. 

Ao falar para os convidados, o presidente empossado da OAB/RN, Aldo Medeiros reforçou o empenho da instituição para dotar a advocacia que vive e trabalha longe da capital e região metropolitana, com as mesmas oportunidades e disponibilidade de meios dos que residem em Natal. E relembrou a participação da instituição como protagonista na pauta da paridade em nível nacional.

“Contribuímos de forma democrática e harmônica para a aprovação da paridade de gênero e cota racial no nosso sistema OAB. Adotamos como tarefa primordial, reservar igualdade de vagas para homens e mulheres em todas as nossas Comissões e tenho repetido insistentemente que nossa tarefa hoje é atrair para a Ordem, advogados e advogadas que consolidem esta grande vitória das bandeiras da paridade e cota, em que fomos instituição pioneira na sociedade brasileira”, destacou.

Além do presidente Aldo Medeiros, assumem também a vice-presidente, Maria Lidiana Dias de Souza; o secretário-geral, Francisco Assis da Cunha; o secretário-geral adjunto, Augusto Valle; e a tesoureira, Kallina Santos. 

Na nova gestão, a OAB/RN conta também com seis novos Conselheiros Federais, sendo eles André Augusto de Castro; Gabriella Barros; Mariana Iasmim Bezerra Soares; Milena da Gama; Olavo Hamilton Ayres e Sídilon Maia. E, ainda, 65 Conselheiros Estaduais. A chapa “OAB no Rumo Certo” foi eleita, presencialmente, em 19 de novembro de 2021 com 38% dos votos válidos. 

A solenidade de posse foi oficialmente encerrada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti. Em sua fala, ele declarou Aldo Medeiros como um grande companheiro de jornada que a advocacia proporcionou e o quanto os colegas em nível nacional são gratos a ele pelas batalhas que enfrentou e venceu em nome da categoria. Simonetti também destacou a recente vitória da advocacia.

“Ontem o Senado aprovou a PL 5.284/20, projeto de lei que reforça a defesa das prerrogativas e da inviolabilidade dos escritórios de advocacia. E essa vitória tem um sentido muito especial para os colegas potiguares graças à participação direta de Aldo Medeiros em todo o processo. Aldo é um grande líder da advocacia brasileira e eu agradeço por sua dedicação e zelo pela classe”, reforçou.

Simonetti finalizou destacando a importância de que ter integrantes diversos na OAB ajuda a entender melhor a dimensão que é o Brasil e que a instituição é a voz da sociedade civil.

Ao final, os convidados participaram de um coquetel de confraternização ao som da cantora Nara Costa.

Confira alguns registros:

7 respostas a “Conselho Seccional da OAB/RN e diretoria da CAARN são empossados para o triênio 2022 – 2024”

Os comentários estão desativados.