No Rio Grande do Norte, 30 de maio é uma data de celebração e reflexão para as mulheres advogadas do estado, afinal, comemora-se o Dia Estadual da Mulher Advogada. Para evidenciar a importância do momento, a Comissão da Mulher Advogada – com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN) e OAB/RN – organizou uma programação especial que reuniu mais de 150 profissionais do Direito, na sede seccional, nesta segunda-feira (30).

Inicialmente, para confraternização, as mulheres foram recebidas com um café da manhã especial. Logo após, às 9h, aconteceu uma roda de conversa sobre “Os desafios profissionais da mulher advogada”.

“É um momento muito feliz porque estávamos com expectativas de um número de pessoas, mas vimos que já ultrapassou. Esse sucesso se deve aos apoios que tivemos da CAARN, do Dr. Aldo Medeiros, Lidiana Dias […]. Eu sempre falo que liderança feminina é solitária, mas não mais precisa ser. É isto que essa comissão está mostrando e que a OAB potiguar está mostrando. Não existe mais necessidade de estarmos sozinhas […], nós temos umas às outras”, disse Vânia Furtado, presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada na OAB/RN, na abertura do momento.

Valderice Nóbrega, diretora-tesoureira da CAARN, também esteve presente no evento e ressaltou a importância de refletir sobre as adversidades enfrentadas por mulheres e, principalmente, reconhecê-las. “Quero, nesse momento, realmente ouvir o que vocês estão precisando e até onde podemos chegar, porque as adversidades que eu atravesso não necessariamente são as mesmas que vocês atravessam. Os problemas que eu enfrento, não necessariamente são os mesmos problemas que vocês enfrentam […] Estamos aqui para ouvi-las, isso é importante. Vamos construir uma instituição mais presente, mais próxima e fazendo o que a advogada precisa”.

Durante a tarde, um dos pontos principais na celebração foi o lançamento da campanha “Advocacia Sem Assédio”, que objetiva oferecer suporte às advogadas e profissionais do Direito para falar e denunciar episódios de assédio. Para este momento, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, esteve presente.

“O assédio moral mata, isso vai minando a nossa psiquê. Nós sofremos o assédio moral de baixo para cima quando somos chefes, por exemplo. As pessoas não querem ouvir, debocham muitas vezes da nossa cara, nós não temos a credibilidade que os homens têm […]. As lideranças máximas da nossa instituição estão envolvidas [apoiando] nessa pauta do assédio. Estamos caminhando nessa campanha […], meu sentimento é de gratidão. Nós não podemos desistir, porque depois de nós existem nossas filhas, sobrinhas, enteadas, vizinhas que estão esperando você se mexer”, disse Cristiane Damasceno sobre a campanha contra o assédio.

Também estiveram presentes na cerimônia de lançamento o presidente da CAARN, Ricardo Lucena; e o secretário-geral adjunto, Fábio Saraiva. E, ainda, a vice-presidente da OAB/RN, Lidiana Dias; a secretária-geral adjunta da OAB/RN, Milena Gama; a procuradora-chefe do Ministério Público Federal, Cibele Benevides; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Maria Perpétuo do Socorro; a desembargadora do Tribunal de Justiça do RN, Maria Zeneide Bezerra; a vice-presidente da OAB/PB, Rafaella Brandão; além de outras autoridades jurídicas, advogadas e advogados da OAB/RN.

É importante lembrar que o dia 30 de maio foi escolhido para representar as mulheres advogadas do estado em homenagem à primeira inscrita na OAB/RN, Wandecy Albanês Ferreira Veras, nascida neste dia em 1924. Ela foi pioneira da participação feminina em várias áreas do Direito no RN, tornando-se a primeira promotora de Justiça efetiva no estado. Além disso, foi também a primeira a assentar em um Tribunal de Justiça para julgamento e, posteriormente, a presidir o Tribunal do Júri, entre outras conquistas que perpetuam até hoje.

Foram entregues duas medalhas Wandecy Veras, a solenidade iniciou-se às 15h, e as homenageadas foram as advogadas Margarida Seabra Moura e Maria Auxiliadora da Silva Maia. As advogadas foram escolhidas na reunião do Conselho Seccional, no dia 19 de maio, como forma de reconhecimento pelo legado de lutas e vitórias que as profissionais apresentam em sua trajetória em prol da advocacia feminina no RN.

Durante toda a celebração a Caixa de Assistência disponibilizou o Espaço CAARN, com degustações, brindes, cupons de descontos e sorteios, em parceria com empresas conveniadas do Clube de Descontos. Estiveram presentes os parceiros Orgânica Produtos Naturais; Uniodonto; Ponta Negra Fiat; Canessa e Montanares; Unidas Seminovos; Goose Eyewear; Boteco FAACA; Habitacional Imobiliária; e Wert Educação.

A CAARN afirma o reconhecimento e compromisso com a advocacia feminina do Rio Grande do Norte. A Instituição existe para atendê-las e participar ativamente no auxílio à vida das mulheres do Direito.

6 respostas a “Celebração do Dia Estadual da Mulher Advogada é marcado por lançamento de campanha e entrega de medalhas”

Os comentários estão desativados.