CAARN, OABRN e UNIRN realizam visita técnica ao laboratório de inovação da Justiça Federal

Publicado por comunicacao

18/06/2025 às 12:33 - Atualizado há 1 mês atrás

CAARN, OABRN e UNIRN realizam visita técnica ao laboratório de inovação da Justiça Federal

Representantes da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN), da seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) e do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI/RN) visitam nesta quarta-feira (17) a sede da Justiça Federal do RN (JFRN), no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Durante a visita interinstitucional, o grupo conheceu o hub de inovação da instituição, espaço destinado a construção de projetos e produtos destinados às diversas áreas de atuação do âmbito jurídico.

Participaram da visita a presidente da CAARN Úrsula Bezerra; o vice-presidente, Fábio Saraiva; e o diretor Jean Letelier. Pela OAB/RN, esteve presente o presidente, Carlos Kelsen. Já representando a UNI/RN, participou da atividade a professora Adriana Macedo. Esteve presente também na agenda de trabalho o advogado David Hamilton. O grupo foi recebido pelo diretor do foro, Hallison Rêgo Bezerra; pela coordenadora do laboratório de inovação da JFRN, Madja Moura, pela supervisora da seção de Saúde e Qualidade de Vida da JFRN, Shirley Oliveira; e pelo diretor do Núcleo de Tecnologia, Bruno Fernandes.

De acordo com os representantes da JFRN, o hub de inovação foi criado com foco em atender demandas que surgiram logo após a pandemia da covid-19, com foco na virtualização das soluções, fortalecimento do atendimento via balcão digital, otimização dos fluxos para atender a população e também aos advogados, bem como para possibilitar um ambiente de trabalho mais qualificado para os servidores e prestadores de serviço do órgão.

A implantação do hub de inovação possibilitou que fosse concebido um espaço que preza pelo uso de metodologias ágeis, com foco na aplicação e uso de inteligência artificial, chatbots para dinamização da comunicação interna e externa, bem como produtos digitais que ajudem na resolução de problemas.

Para Úrsula Bezerra, a estrutura organizacional do hub de inovação é um modelo que pode ser adotado por outras instituições. “O case que a JFRN nos apresentou hoje mostra que com vontade e um olhar voltado para o empreendedorismo, é possível encontrar soluções inovadoras também no meio jurídico, seja com o uso de tecnologias, seja com a adaptação de processos de trabalho. Isto fortalece não só a instituição, mas todo o ecossistema jurídico do RN”, destacou ela.

Quer saber ainda mais sobre os benefícios para você, Advogado(a) Potiguar?

Fale no WhatsApp