A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte – CAARN tem como missão zelar pela advocacia potiguar e pelas suas famílias. Para atingir esse propósito, a instituição atua em diversas frentes, incluindo o cuidado com a saúde. Por isso, tendo em vista o cenário da pandemia do vírus Covid-19 e da epidemia gripal correntes, relembraremos aqui cuidados básicos para a prevenção contra síndromes respiratórias que atingem o estado do RN.

Como prevenir?

  • Uso de Máscara: de acordo com o Ministério da Saúde, as máscaras devem ser utilizadas em todos os ambientes, cobrindo simultaneamente nariz, boca e queixo. Além disso, recomenda a higienização para a colocação e retirada do objeto, bem como em caso de toques acidentais. Outro ponto destacado, também, é a contraindicação do uso de máscaras com válvulas, os tipos mais recomendados são as cirúrgicas, PFF2 e N95.
  • Higienização das mãos: recomenda-se realizar a limpeza das mãos regularmente, por meio do uso de álcool em gel 70⁰ e, sempre que possível, utilizando sabão e água. 
  • Evitar aglomerações: de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, o distanciamento social é uma das formas que ajuda a evitar que o vírus se espalhe, logo, é necessário continuar adotando tal prática
  • Vacinação: a proteção vacinal é, de acordo com a OMS, a forma mais eficiente de prevenir a contaminação e letalidade do coronavírus e da gripe. No Brasil, existem diversas vacinas regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, as doses de imunizantes para ambas as doenças estão disponíveis de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s de todo o país.

Atenção aos sintomas

  • Para o Covid-19, os sintomas mais comuns são:  febre; tosse seca; dor de cabeça; dores no corpo; fadiga muscular; mal-estar; dor de garganta; diarreia e problemas estomacais; coriza; congestão nasal; perda do olfato; e alterações no paladar. 
  • Já para gripe, os sintomas recorrentes são: febre alta; calafrios; dores musculares; tosse com secreção; dor de garganta; mal-estar; perda de apetite; coriza; congestão nasal; e irritação nos olhos.

Importante: Ao detectar sintomas, faça o teste (também pode ser feito gratuitamente nas UBS’s) e mantenha o isolamento social.

8 respostas a “CAARN: Confira medidas de prevenção contra o vírus da Covid-19 e da gripe”

Os comentários estão desativados.