Prestar apoio à advocacia potiguar é a principal função da Caixa de Assistência dos Advogados do RN – CAARN, que há 72 anos vem desempenhando esse papel. A CAARN atua em diversas áreas, tais como saúde, bem-estar e lazer, esporte, auxílios financeiros, ações sociais e criação e manutenção de espaços para o uso dos advogados e advogadas norte-rio-grandenses. 

 No triênio 2019-2021, a gestão precisou enfrentar uma situação extraordinária e desafiadora, que afetou a advocacia diretamente com o fechamento de escritórios e perda de clientes, além do risco à saúde. Nos últimos dois anos (2020-2021), várias foram as dificuldades advindas com a pandemia do Covid19, porém a CAARN seguiu prestando serviços e ampliando suas ações em prol da advocacia. 

 Somente no período de 2020 e 2021, a CAARN realizou 17.568 atendimentos, sendo 6.595 na Clínica da Advocacia; 4.571 no Centro de Inclusão Digital (CID); 4.548 no Escritório Modelo; 1.494 na Casa da Advocacia; e 360 no Espaço Empreender (inaugurado em agosto de 2021). Durante esse mesmo período, foram concedidos 402 auxílios, sendo 293 de alimentação, 105 financeiros e 04 funerais.  

 No âmbito da saúde, destacam-se as campanhas de vacinação contra a H1N1, que abrangeram todas as subseccionais da OAB/RN, bem como polos regionais, entre eles Areia Branca, Apodi, João Câmara e Santa Cruz, tendo sido aplicadas 11.360 doses do imunizante durante a pandemia em advogados(as), seus dependentes e funcionários da OAB e da CAARN. 

 Em 2020 e 2021 também foram realizados os exames gratuitos de mamografia e PSA, nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente. Ainda no tocante aos serviços de saúde, houve a ampliação dos horários e especialidades da Clínica da Advocacia, que passou a oferecer as modalidades de consultas on-line para nutrição e psicologia, e atendimentos em Terapia Manual; Quiropraxia; Acupuntura; Auriculoterapia; Ventosaterapia; Eletroterapia; Aplicação de Bandagem Elástica Funcional; e Fisioterapia Respiratória. 

 Além desses serviços e atendimentos feitos durante a pandemia, também merecem destaque a criação e reforma de Salas de Advogado em todo o estado; a ampliação dos atendimentos do CID, que passou a oferecer suporte de forma remota para os advogados das subseccionais; a criação do Espaço Kids na sede da OAB/RN; criação e lançamento do Clube de Descontos, que estendeu o programa de convênios para as subseccionais e polos regionais; a compra da Casa da Advocacia e o início da obra de reforma do local, que tem previsão de entrega para dezembro de 2021; e a criação do Espaço Empreender.  

 A nova Casa contará com salas de coworking, audiências e reuniões, escritório modelo e Centro de Inclusão Digital, além de áreas de convivência e de refeições. Já o Espaço Empreender oferece coworking, com cabines para oito pessoas, e três salas equipadas para audiências virtuais com vidros à prova de som. 

 Em julho de 2021 também foi lançado o projeto Meu Primeiro Token, que garantiu aos novos advogados e advogadas da OAB/RN, inscritos a partir de 13 de julho deste ano, o recebimento gratuito do token, dispositivo com entrada USB utilizado pela advocacia para assinatura digital de documentos nos processos judiciais eletrônicos. O projeto foi criado com o intuito de auxiliar os jovens advogados no ingresso da carreira, diminuindo assim os custos iniciais. Entre julho e novembro deste ano, foram entregues 185 tokens a novos inscritos da Ordem em Natal e nas subseccionais do RN. 

 Atuante também nas áreas de esporte, lazer e ações sociais, a CAARN lançou novos projetos nas subseccionais, como o Bate-bola da Advocacia, o Corrida Legal e o Medida legal, e realizou eventos, como a Blitz da Saúde, o Longão Corrida Legal, os Jogos Estaduais da Advocacia e o Trilhando Caminhos solidários, este último que, só em 2021, arrecadou mais de 231 cestas básicas que foram doadas para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. 


Balanço: atendimentos do triênio 2019-2021 

 A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN) realizou, no triênio 2019-2021, mais de 55.768 atendimentos, dos quais 6.148 foram no Escritório Modelo; 34.571 no Centro de Inclusão Digital; 6.194 na Casa da Advocacia; 8.495 na Clínica da Advocacia; e 360 no Espaço Empreender, inaugurado em julho de 2021.  

Confira abaixo a tabela detalhada, a qual especifica os serviços e a quantidade de atendimentos realizados por ano de gestão.
 


 A CAARN atua como um braço assistencial da OAB/RN, que tem o importante papel de prestar auxílios e suportes aos advogados e advogadas no RN, oferecendo um retorno palpável aos investimentos feitos pela advocacia no pagamento da anuidade. Por isso, investe em serviços de saúde, por meio da Clínica da Advocacia e campanhas sazonais; suporte técnico e estrutural, oferecendo espaços para o uso da advocacia em suas atividades laborais; descontos e vantagens exclusivas pelo Clube de Descontos; projetos esportivos, lazer e outros.  

A Caixa de Assistência reforça o compromisso de trabalhar em prol da advocacia potiguar com zelo, lisura e eficácia, e se coloca à disposição para receber sugestões e críticas que ajudem a sempre melhorar os atendimentos oferecidos pela instituição. Saiba mais sobre os serviços e projetos em caarn.org.br. 


Bate-papo com o presidente 

 O presidente reeleito da CAARN, Ricardo Lucena, que fez um balanço da gestão no triênio 2019-2021, destacando os desafios e principais feitos, e falou dos planos para a nova gestão que se inicia a partir de janeiro de 2022, confira a entrevista. 

 Nos últimos dois anos a advocacia enfrentou uma situação nova e difícil em face da pandemia do covid-19. Como a CAARN atuou para minimizar os danos que os advogados e advogadas sofreram nesse período?

 R.L- A CAARN atuou nesses dois anos de maneira muito importante, nossos serviços só são prestados para advogados adimplentes e, durante a pandemia, abrimos os atendimentos para todos os advogados indistintamente. Ampliamos os serviços da clínica e criamos atendimentos teleprenciais de psicologia e nutrição. Além disso, realizamos as campanhas de vacinação da H1N1, as maiores da história da Caixa de Assistência, de forma gratuita e extensiva aos dependentes dos advogados e advogadas. Além disso, criamos auxílios extraordinários, tendo sido pagos mais 400 entre auxílio alimentação e auxílio covid, sem falar nos outros auxílios ordinários. Atuamos em vários campos, prestando também atendimentos remoto, oferecendo lives com psicólogos, disponibilizando um número exclusivo para os advogados tirarem dúvidas relacionadas a covid 19, disponibilizamos máscaras e álcool em gel, entre muitas outras ações.

Quais foram os principais desafios da sua gestão?

R.L- Os desafios foram inúmeros. Sabemos que a pandemia afetou toda a economia global e refletiu bastante na advocacia. Os fóruns foram fechados e até mesmo a OAB e a CAARN precisaram fechar. Então nos vimos em um desafio muito grande pela frente, mas em momento algum esmorecemos. A diretoria e eu nos reunimos diversas vezes, virtual e presencialmente, e traçamos um plano de ação para o enfretamento da situação. Nunca a Caixa de Assistência fez tanto pela advocacia potiguar quanto nesse momento de pandemia.

A CAARN oferece diversos atendimentos por meio da Clínica da Advocacia. Como o senhor avalia o trabalho que vem sendo realizado pela instituição na área da saúde?

R.L- A Instituição vem realizando um trabalho não somente nos atendimentos da clínica, que foram quase 6mil só no período da pandemia, mas também de forma preventiva em campanhas: fizemos o setembro amarelo, o outubro rosa e o novembro azul, oferecemos os exames aos advogados, realizamos palestras e ações. Fazemos também ações focadas na saúde básica, como a Blitz da Saúde, o CAARN Fitness Day, que alia o esporte e a qualidade de vida à saúde. Além disso, nossa clínica vem passando por um processo de ampliação. Quando assumimos a gestão os atendimentos eram oferecidos apenas em alguns dias da semana, agora temos atendimentos de segunda a sexta, e pretendemos ampliar ainda mais para chegar aos advogados das subseccionais, como fizemos com as especialidades de psicologia e nutrição. 

 A Caixa de Assistência desenvolve diversos projetos esportivos, de bem-estar e lazer, qual é a relevância dessas ações para a advocacia?

R.L- As ações esportivas são de grande relevância para a advocacia. Desde o primeiro ano de gestão temos trabalhado para intensificar nossos projetos nessa área. Criamos o Corrida Legal, estendemos o Bate-bola da Advocacia para as subseccionais e hoje temos em Natal, Mossoró e Pau dos Ferros. Realizamos eventos como CAARN Fitness Day em Natal e Mossoró em conjunto com a Blitz da Saúde. Também criamos o projeto Trilhando Caminhos Solidários, visando ajudar ao próximo e proporcionar aos advogados(as) momentos de lazer (já tivemos três edições, sendo duas trilhas a pé e uma de bicicleta). Os projetos esportivos são de suma importância, porque esporte é qualidade de vida, saúde mental e lazer. Inclusive, na pandemia disponibilizamos aulas virtuais com exercícios para os advogados acompanharem os projetos. 

 Quais foram as principais ações da CAARN na sua gestão?

R.L- Foram três anos de muito trabalho e avanço nos serviços prestados pela Caixa de Assistência. Posso destacar como marco as ações no enfretamento da pandemia; a expansão dos atendimentos da Clínica da Advocacia; o CAARN Saúde, por meio do qual a advocacia tem acesso a condições especiais na aquisição do plano de saúde Unimed; inauguração de novas salas de advogado nas subseccionais; a criação do Espaço Empreender; a compra do imóvel da Casa da Advocacia, que antes era alugado; a criação do espaço kids; a vacinação contra a gripe H1N1, que ao todo imunizou 12.760 pessoas; e os projetos esportivos e eventos de lazer, como, por exemplo, os Jogos Estaduais da Advocacia, que uniram advogados e advogadas de todo o estado em um momento de celebração e congraçamento. 

 O senhor foi reeleito para presidir a CAARN no triênio 2022-2024, quais são as metas para esse novo período de gestão?

R.L- Nossa meta para o próximo triênio é cumprir os compromissos que assumimos com a advocacia e, não só isso, ir além! Por exemplo, nesse triênio estamos entregando a nova Casa da Advocacia aqui em Natal – que não era um compromisso nosso –, mas enxergamos a necessidade e estamos fazendo. Nosso compromisso é cumprir as propostas que entregamos à advocacia, entre elas o projeto Acolhimento Pais e Mães, no qual vamos criar kits para entregar aos advogados(as), a implantação do Cashback CAARN/OAB e a criação de um espaço da CAARN em Mossoró, bem como continuar expandindo nossos serviços e projetos para a advocacia do interior. Então é isso que queremos fazer no próximo triênio: tornar a CAARN mais presente nas subseções, melhorar a qualidade dos serviços que já são prestados e abraçar outras necessidades que a advocacia venha a ter. O foco da CAARN é servir bem à advocacia potiguar, não basta servir, tem que servir bem! Então, estamos imbuídos nesse intuito. 

9 respostas a “Balanço triênio: CAARN realiza diversas ações no enfrentamento da pandemia e amplia os espaços para uso da advocacia do RN”

Os comentários estão desativados.