No mês da mulher, nada melhor do que falar dos cuidados e práticas essenciais à saúde feminina. Esses cuidados dizem respeito tanto ao estilo de vida, quanto a exames de rotina específicos.
 
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos como as mulheres podem cuidar melhor do corpo e da mente e se manterem saudáveis em meio ao seu agitado dia a dia. Confira!
 
#Dica 1: Cuidados com a saúde feminina para prevenir e diagnosticar doenças: Faça atividades físicas
 
A prática regular de exercícios físicos é a primeira recomendação da nossa lista por motivos óbvios. De fato, ter essa prática como hábito pode trazer os seguintes benefícios à saúde da mulher:
 
✅ Prevenção de doenças cardiovasculares;
✅ Evita e combate a obesidade;
✅ Ajuda no controle do índice glicêmico;
✅ Aumenta o colesterol HDL;
✅ Redução da pressão arterial.
 
Não podemos esquecer que a prática constante de exercícios físicos diz respeito não somente aos cuidados com o corpo feminino, mas, também, à saúde mental.
 
Isso porque essas atividades liberam os chamados hormônios da felicidade, tais como a noradrenalina e a serotonina. 
 
Ou seja, uma simples caminhada ou uma sessão de pilates podem ajudar a combater o estresse, a ansiedade e a insônia, além de combaterem os sintomas da TPM.
 
#Dica 2: Cuidados com a saúde feminina para prevenir e diagnosticar doenças: Atenção à alimentação
 
Contudo, de nada adianta ter uma rotina de atividades físicas sem adotar uma alimentação equilibrada e saudável. Abaixo, listamos dicas para que você possa colocar esse cuidado em prática: 
 
✅ Café da manhã com fibras e proteínas
✅ Evite carboidratos no desjejum (portanto, nada de pão). Nesse momento, o ideal é apostar nas frutas (como banana, abacate e mamão) e fontes de proteínas, tais como os ovos.
✅ Legumes e verduras no almoço
✅ No almoço, equilibre o tradicional feijão com arroz com uma porção de legumes e verduras. Boas opções para essa refeição são o tomate, as folhas verdes, a beterraba e a cenoura.
✅ Evite alimentos processados
Além de estimularem a produção de colesterol ruim, o consumo desse tipo de alimento pode levar à obesidade. Isso porque eles são ricos em sal, açúcar e gorduras saturadas.
 
#Dica 3: Cuidados com a saúde feminina para prevenir e diagnosticar doenças: Cuidados com higiene íntima
 
A higiene íntima feminina é fundamental para evitar problemas como a tricomoníase e a candidíase.
 
O asseio diário da região que envolve a vagina evita a proliferação de bactérias e fungos que comumente a atingem.
 
Geralmente, essa limpeza deve ser feita na vulva pelo menos 3 vezes ao dia, usando sabonetes líquidos menos alcalinos e outros produtos específicos.
 
Deve-se prosseguir com esses cuidados com a saúde principalmente durante a menstruação, quando se faz necessária a retirada dos coágulos de sangue que podem se acumular na vulva.
 
O clitóris também deve ser bem higienizado, para que se possa retirar todo o esmegma que costuma cobrir essa região.
 
É importante lembrar que a higiene íntima deve ser feita com movimentos suaves, de preferência com mãos limpas.
 
#Dica 4: Cuidados com a saúde feminina para prevenir e diagnosticar doenças: Tenha boas noites de sono
 
De acordo com um estudo realizado na Duke University (EUA), o sono ruim afeta mais a saúde das mulheres do que a dos homens.
 
Segundo as evidências indicadas por essa pesquisa, os distúrbios do sono estão relacionados ao aparecimento de doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2, sendo essa relação mais significativa entre as mulheres.
 
Entre as variáveis que tornam essa relação mais perigosa entre as pessoas do sexo feminino, os pesquisadores indicaram o estresse e a depressão como as mais importantes.
 
Ou seja, evitar as causas que impedem uma boa noite de sono é uma prática de prevenção na saúde feminina que pode não somente reduzir o risco de doenças, como melhorar de maneira significativa a qualidade de vida.
 
#Dica 5: Cuidados com a saúde feminina para prevenir e diagnosticar doenças: Realize exames periódicos
 
Não podemos esquecer da importância de se manter os exames de rotina sempre em dia.“Entre esses exames, podemos mencionar como mais importantes a mamografia, o ultrassom transvaginal e o exame para detecção de câncer na região do colo do útero, também conhecido como papanicolau.”
 
Com isso, é possível identificar a presença de células cancerígenas ainda no início de sua formação, evitando complicações que possam dificultar o tratamento e a cura.
 
As mulheres que desejam engravidar também devem fazer exames de rotina, tais como os laboratoriais (glicemia, colesterol, TGO, PGP, etc.), a histeroscopia e os exames de raio-x com uso de contraste.
 
Cuide da sua saúde aproveitando a promoção no mês das mulheres que a #CAARNSaúde e #UnimedNatal preparam para você!
 
Neste mês você pode contar com até 15% de desconto nas quatro primeiras mensalidades e ainda ter isenção de carência para consultas e exames simples. Não se pode esquecer dos upgrades exclusivos para dar maior comodidade e praticidade à sua vida, como por exemplo, o resgate aeromédicos, plano odontológico e SOS Unimed.
 
Com o Combo Rosa da Unimed Natal, fica muito mais fácil cuidar da saúde feminina. Aproveite essa oportunidade e assine já!
 

40 respostas a “Artigo: 5 cuidados com a saúde feminina na prevenção e diagnóstico de doenças”

Os comentários estão desativados.