No mês de janeiro se inicia a campanha Janeiro Branco, que tem como finalidade chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde mental e emocional. Também objetiva quebrar os tabus que envolvem o tema, conscientizando as pessoas acerca da importância de olhar para dentro de si e cuidar das emoções tanto quanto da saúde física do corpo.

A psicóloga da Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN), Maria Clara Paiva, comenta o tema: “Esse cuidado é o olhar para a própria história de vida, refletir sobre o que atravessa nossa caminhada enquanto sujeitos […]”, e faz o convite: “Convido a todos a refletirem sobre qual é o lugar que a saúde mental ocupa na sua vida, já que ela faz parte do cuidado com a saúde de uma forma integral”.

Uma pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial ao instituto Ipsos apontou que para 53% dos brasileiros o bem-estar mental piorou um pouco ou muito no ano de 2020. O Brasil ficou atrás apenas de quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%). A pesquisa entrevistou cerca de 21 mil pessoas.

Outro estudo publicado em 2020 pela Fiocruz, em parceria com seis universidades brasileiras, entrevistou mais de 45 mil pessoas e apontou que 40% tinham sentimentos frequentes de tristeza e depressão, e mais de 50% relataram sensação frequente de ansiedade e nervosismo.

“Desde o ano de 2020 todos nós estamos enfrentando muitas questões que emergiram junto com a pandemia do Covid19 e que nos trouxeram muitas angústias, questões antes não pensadas, e que certamente nos mobilizaram ou ainda continuam a nos mobilizar de alguma maneira.”, comentou Paiva. Os dados alarmantes destacam a necessidade mundial dos cuidados com a saúde mental, especialmente durante este período de pandemia que o mundo ainda enfrenta e que potencializou e gerou muitos transtornos emocionais e mentais.

A CAARN se preocupa com a saúde mental e emocional dos advogados e advogadas do RN, por isso oferece, por meio da Clínica da Advocacia, equipe de psicólogos com atendimentos presenciais e telepresenciais. Para agendar uma consulta, cliquei aqui ou entre em contato pelos telefones (84) 3234-3653 e (84) 99838-0089.

Para saber mais sobre a campanha Janeiro Branco, acesse: janeirobranco.com.br.