A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN) reforça a importância da prevenção durante a campanha Novembro Azul, oferecendo exames de PSA gratuitos para advogados de todas as regiões do estado. O exame, que é simples, rápido e eficaz, pode ser um grande aliado na detecção precoce do câncer de próstata. Para agendar, basta preencher o formulário disponível no aplicativo CAARN OAB, na bio do Instagram da instituição ou clicando AQUI.
O serviço está disponível em diversos municípios do estado, incluindo Natal, Mossoró, Apodi, Parnamirim, São José de Mipibu, Canguaretama, Touros, Caicó, Assú, João Câmara, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Ceará-Mirim, Macaíba e Serra Negra do Norte. A abrangência da iniciativa busca facilitar o acesso dos advogados à prevenção, destacando o compromisso da CAARN com a saúde e o bem-estar de seus associados.
O câncer de próstata é conhecido por ser uma doença silenciosa. De acordo com dados o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país. Pensando nisso, a CAARN desenvolveu a campanha alusiva ao Novembro Azul, com o slogan “Não espere os sintomas para agir! O câncer de próstata é silencioso, A prevenção e o diagnóstico precoce não precisam ser.”
A Caixa de Assistência reforça o incentivo para que todos os advogados a partir dos 45 anos e com histórico familiar da doença, bem como os a partir de 50 anos e sem histórico familiar, que aproveitarem essa oportunidade e cuidem de sua saúde com responsabilidade e atenção.
O que é o exame PSA?
Segundo o Ministério da Saúde, exame de PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
Caso o médico responsável julgue necessário, é possível a realização de outros procedimentos para melhorar o diagnóstico.