NOTÍCIAS

HOME / NOTÍCIAS

10/09/2021 Dia mundial de prevenção ao suicídio

Por: assessoria

Hoje, 10 de setembro, é o dia mundial de prevenção ao suicídio. A data está inserida no setembro amarelo, mês em que ocorrem várias ações de conscientização sobre o tema. A iniciativa existe no Brasil desde 2014 e foi implementada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O tema é questão de saúde pública e tem extrema relevância em face dos preocupantes índices apontados. Segundo a ABP, o Brasil registra mais de 13 mil casos de suicídio por ano, número que pode ser maior em decorrência das subnotificações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo e, em relação às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos.

A CAARN reconhece a importância da saúde mental e oferece aos advogados e advogadas potiguares, bem como a seus dependentes legais, serviços de atendimento psicológico na Clínica da Advocacia, com opções de consultas on-line e presenciais. Os agendamentos podem ser feitos pelos números (84) 3234-3653 e (84) 99838 0089 ou clicando neste link.

É importante destacar também o trabalho sério e relevante de organizações que atuam em prol da vida e da saúde mental. É o caso do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece, de forma gratuita, apoio emocional e prevenção ao suicídio. A assessoria de comunicação da CAARN entrevistou por telefone Ciro Sampaio, voluntário do CVV, que falou sobre a atuação da instituição. Confira abaixo.
 

A: Como o CVV atua na prevenção ao suicídio?

CS: O CVV oferta apoio emocional, de forma gratuita e sigilosa, àqueles que procuram o atendimento disponível 24h. Há diversos serviços, entre eles o número 188. Ainda que o celular esteja sem crédito, uma pessoa consegue falar com a gente no 188. Há também outras formas de atendimento disponíveis no site: www.cvv.org.br.

A: Como familiares e amigos podem ajudar?

CS: É importante demostrar disponibilidade para uma conversa, estando atento quando alguém na nossa família e por entre amigos não está bem… Que tal escutar o que o outro tem para dizer, sem julgá-lo(a)? A ajuda pode ser essa, por exemplo, de exercitar diálogo com aceitação, compreensão, respeito e empatia.

A: Como identificar sinais?

CS: O isolamento social é um grande indicativo. Mas como somos diferentes, o ideal é observar comportamentos atípicos para essa pessoa que conhecemos, sobretudo se soubermos que ela está passando por um período difícil. Sinais de desesperança, de desespero, de encontrar-se deprimido(a) são somente alguns dos possíveis sinalizadores.

A: Há algum trabalho de apoio a pessoas que já perderam um ente querido nesta situação?

CS:O CVV está de portas abertas para ofertar apoio emocional inclusive àqueles que estejam sofrendo por terem perdido um ente querido. Nós reconhecemos o quão difícil é lidar com uma perda significativa, por vezes em contexto de tanta dor e tantas incógnitas. Sugerimos ficarem atentos às nossas redes sociais (@cvvoficial), para mais informações caso retornemos com o serviço do Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio (GASS), ora desativado em função do cenário pandêmico.

A: Quem pode se voluntariar ao CVV e como?

CS: Basta ter mais de 18 anos, interesse em participar de um Curso de Seleção de Voluntários, e disponibilidade de ao menos 4horas semanais para prestar atendimento conosco. Para se inscrever é só enviar e-mail ao natal@cvv.org.br ou entrar no site www.cvv.org.br, que lá tem a opção do preenchimento do cadastro.

------------
 

Seja um voluntário

O CVV precisa de novos voluntários e faz seleções periodicamente. O próximo curso de seleção acontecerá agora em setembro, com opções de duas turmas e um total de 10 encontros em cada uma:

Turma 01: sábados, das 14h às 17h30, com início no dia 25 de setembro;

Turma 02: terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h, iniciando no dia 28 de setembro.


O Centro de Valorização da Vida (CVV)

O CVV é uma organização que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.  Fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973.

 

Busque ajuda

CVV

Número: 188

Acesse o chat em: https://www.cvv.org.br/chat/

Saiba mais: https://www.cvv.org.br

 

Clínica da Advocacia

(84) 3234-3653 / (84) 99838 0089

CAARN – OAB/RN: Rua Barão de Serra Branca, S/N, Candelária, Natal/RN.

Últimas notícias

Trilhando Caminhos Solidários - 1ª edição

Veja mais

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER