NOTÍCIAS

HOME / NOTÍCIAS

09/03/2020 CAARN participa da III Conferência Nacional da Mulher Advogada

Por: assessoria

Nos dias 5 e 6 de março, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RN, Monalissa Dantas, e a diretora de Saúde, Valderice Nóbrega, estiveram em Fortaleza – CE, participando da III Conferência Nacional da Mulher Advogada. Ao longo de dois dias, quase 3 mil advogadas e advogados de todo o país participaram de dezenas de painéis, palestras e atividades no Centro de Eventos de Fortaleza, com a presença de nomes da advocacia, representantes de movimentos sociais, entidades públicas e privadas e também de especialistas estrangeiros.


“Estamos felizes em participar dessa grande mobilização das mulheres advogadas. Toda a Advocacia ganha quando se é estimulada essa equidade de gênero na sociedade brasileira. Precisamos, cada vez mais, ter eventos que debatam essas temáticas que nos rodeiam, como enfrentamento da violência contra a mulher, mercado de trabalho, direito de família, prerrogativas, participação feminina no Sistema OAB, entre tantos outros”, destaca a presidente da CAARN, Monalissa Dantas. 


O Rio Grande do Norte levou uma comitiva com mais de 50 advogadas, e a representação potiguar, que levou o nome da diretora de Saúde da CAARN, Valderice Nóbrega, foi considerada a maior do Nordeste em números proporcionais.“Essa foi a primeira vez que participei e fiquei bastante feliz com a homenagem dada ao designar a delegação do RN o meu nome, Valderice Nóbrega. Posso dizer que não só para mim, mas para todos da nossa delegação, a Conferência foi extremamente impactante e transformadora. Voltamos todas com um sentimento que podemos e devemos fazer muito mais pela mulher norte-riograndense”, disse a diretora de Saúde da CAARN, Valderice Nóbrega.

Além do Stand da Concad, a Caixa de Assistência dos Advogados do RN teve colaboração significativa no evento. A presidente Monalissa Dantas esteve na mesa redonda abordando a temática “Ser mulher e jovem na advocacia: desafios e perspectivas. Depois, foi a vez de participar do Encontro de Diretoras de Caixas de Assistência do Sistema OAB. Na parte da tarde, tem a apresentação do artigo científico “A incompatibilidade entre a participação e a representatividade feminina na OAB” e, finalizando a participação no evento, a presidente ainda participou do Painel 13, que trouxe o tema “o corpo e a saúde da mulher”.

A Coordenação Nacional das Caixas de Assistência montou um stand especial para as advogadas e advogados que participaram do evento. “O nosso stand trouxe um pouco de cada Caixa de Assistência do país. Conseguimos reunir em Fortaleza os melhores serviços oferecidos à Advocacia Brasileira, e isso só demonstra que o nosso papel em cuidar da saúde, bem-estar e lazer da classe continua sendo primordial atualmente”, reforça a presidente. 

Após os dois dias de eventos, com variedade de debates de temas caros à mulher advogada, o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, afirmou que "demos um passo essencial na luta pela igualdade de gênero. Viva as advogadas e a força feminina da OAB". 

Leia a íntegra da Carta de Fortaleza